E por acaso existe um lado ruim em ser uma boa pessoa?
A resposta pra essa pergunta logicamente é um grande e sonoro: Não! Não há um lado ruim em ser uma boa pessoa, porém é necessário atentar ao fato de que existe uma grande diferença entre ser uma boa pessoa e ser uma pessoa boazinha.
Quando você é uma boa pessoa, você é alguém que busca a justiça, alguém que deseja e faz o bem para o teu próximo, alguém que entende de limites e de respeito.
Mas quando você é uma pessoa boazinha, você exagera em todas essas virtudes e passa por cima de tudo, até de si mesmo!
A pessoa boazinha tem obsessão por agradar. Ela quer tanto ser aceita e amada que tudo o que ela pensa é no próximo.
Ela respeita a vontade do próximo, ela respeita os limites do próximo, ela faz de tudo para agradar o próximo... mas... ela se deixa de lado.
Quando você é a pessoa boazinha você sofre calada. Sofre com um sorriso no rosto e uma falsa sensação de que fez o certo. E digo falsa sensação porque você pode estar conscientemente tentando se convencer de que aquela foi a melhor decisão, mas lá no seu intimo algo grita dizendo que existe alguma coisa errada!
O outro não respeitou os seus limites, afinal você não os tem!
O outro não viu seus desejos, afinal, pra você isso não importa!
Você vai morrendo aos poucos num silencio desesperado que implora pra que alguém te enxergue! E como isso não acontece... Você vai perdendo seu brilho.
Aceita humilhações, brincadeiras sem graça, falta de limites, desrespeito... Faz o que não sente vontade e abre mão da própria personalidade... afinal... Você precisa ser boazinha para ser aceita não é?
Aí é que está o X da questão.
O lado ruim de ser a pessoa boazinha é que no dia que você aprende a colocar limites e a dizer "não", as outras pessoas, as sugadoras, das quais você acreditava que gostavam de você, mas que na verdade gostavam de serem servidas por você; essas pessoas... Elas vão começar a te rejeitar. E uma pessoa que passou tanto tempo querendo agradar a todo mundo, se não estiver fortalecendo a si mesmo através da terapia, não vai suportar o processo de libertação.
O lado ruim de ser uma pessoa boazinha é que você se torna prisioneira de si mesma e precisa encarar o maior de todos os seus inimigos: Sua própria mente!
Mas eu te garanto, que no dia que você tomar as rédeas da sua vida, deixar de ser uma pessoa boazinha para ser uma pessoa boa, você será muito mais feliz.
コメント